Dicas de Otimização de Sites – Como Melhorar seu Posicionamento no Google

Hoje quero compartilhar algumas dicas e informações que podem lhe ajudar a responder algumas perguntas em relação ao seu site:

Porque o site da minha empresa não tem um bom posicionamento no Google?

Acredito que como a maioria dos nossos clientes, você deve ser perguntar porque o seu site não tem um bom posicionamento nas ferramentas de busca como o Google, por exemplo.

O que é importante saber sobre as ferramentas de busca?

Como já deve ser de seu conhecimento, a internet e as ferramentas de marketing estão em constante transformação e que provavelmente mudaram muito desde que o seu site foi desenvolvido. E a verdade é que seu site precisa ser atualizado para recuperar posições em relação aos concorrentes.

Há várias maneiras de melhorar o posicionamento e consequentemente ter melhores resultados, que podem inclusive influenciar nos resultados das campanhas pagas como Google Adwords.

O Google, Yahoo e Bing vem alterando constantemente os robôs de busca nos últimos anos, existem várias ferramentas e filtros utilizados para classificar o posicionamento do seu site.

Dicas importantes de otimização de alguns critérios que são analisados pelas ferramentas de busca:

Observação: Para algumas dicas, pode ser necessário contatar seu desenvolvedor.

Título da Página

– Os títulos de página mais eficientes têm de 10 a 70 caracteres, incluindo espaços.

– Mantenha seus títulos de fácil entendimento e lembre-se de colocar neles as suas melhores palavras-chave.

– Cada página deve ter seu próprio título exclusivo.

– Para fortalecer a otimização é importante utilizar no mínimo um Título Principal (<H1>) e dois níveis de sub-títulos (<H2> e <H3>).

Descrição da Página

– As descrições são úteis porque muitas vezes influenciam como suas páginas são mostradas nos resultados de pesquisa.

– Para melhor eficácia, as descrições meta devem ter de 70 a 160 caracteres.

– Suas descrições meta devem ser breves e conter suas melhores palavras-chave.

– Cada página de seu site deve conter sua própria descrição meta.

Imagens do Site

– O nome do arquivo de imagem deve descrever o que ela representa (img-produtos-ou-servico.jpg ou serviço-criacao-de-sites.jpg).

– O nome do arquivo deve ser único para cada imagem e não deve conter acentuação.

– Todas as imagens uma descrição. Sugerimos que acrescente texto ALT às suas imagens para facilitar a indexação delas pelos mecanismos de pesquisa.

– O texto ALT é uma opção que lhe permite descrever especificamente a imagem.

– O texto ALT anexa uma descrição às suas imagens para que elas apareçam no Google e nos resultados de imagens de outros mecanismos de pesquisa.

– Lembre-se de que o tempo de carregamento de suas páginas irá variar com base no número e tamanho de suas imagens. Faça o possível para diminuir esse tempo.

Conteúdo do Site

– Os textos de cada página do seu site devem preencher pelo menos 20% total do conteúdo.

– É importante que o cliente tenha interesse em acessar pelo menos duas páginas do seu site.

– Os textos devem ser relevantes para os visitantes do seu site.

– Padronizar o tamanho das imagens usadas podem tornar a visualização do seu site mais agradável.

– Não é recomendado utilizar ícones para o menu principal, as ferramentas de busca podem desconsiderar estes que são alguns dos links mais importantes do seu site.

– Chamadas de destaque para informações importante são relevantes para facilitar o acesso as principais páginas como contato, orçamento ou produtos e serviços mais procurados.

Informações do site atualizadas

– Atualizar ou efetuar pequenas modificações incluindo conteúdos que melhorem a descrição do seu produto ou serviço.

O site deve ter uma versão adaptada para celular (Hoje se tornou uma exigência).

– Se o seu site possui uma versão adaptada tablets e smartphones muito bem, caso contrário pode estar perdendo muitos acessos e possibilidade de novos clientes.

Links para Produtos, Serviços e/ou Categorias

– É importante que para um produto ou serviço oferecido (no meu caso: criação de sites), tenha uma página própria no site com este nome (Ex: nome-do-servico.html).

– O nome do arquivo da sua página é um dos mais importantes para as ferramentas de busca.

 

Seguindo estas dicas é possível melhorar a qualidade do seu site e consequentemente melhorar os seus resultados nas ferramentas de busca.

Existem ainda outras formas de atrair mais acessos que iremos mostrar em uma próxima oportunidade.

Se você me acompanhou até o final deste e-mail, significa que você se preocupa com o futuro da sua empresa e quer que ela se mantenha atualizada e bem apresentável, e os clientes gostam disso ;).

 

Obrigado pela atenção e um grande abraço.

Se houver dúvidas ou necessitem da nossa manutenção para aplicar qualquer destas questões, deixe seu comentário.


Compartilhe Este Post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *